Postado por 11:01 Benefícios, Dica da Nutri, Saúde Views: 34

Tudo sobre alimentação no tratamento da dengue!

A dengue é uma doença viral que exige cuidados específicos, principalmente em relação à nutrição e hidratação. A Nutricionista Jussara Oliveira, que é nutricionista hospitalar com especialização em nutrição clínica, esportiva, materno infantil e fitoterapia, destaca a importância de um estado nutricional adequado para suportar melhor os efeitos da doença e auxiliar na recuperação mais eficaz.

Prevenção e recuperação

Embora não existam alimentos que previnam a dengue diretamente, manter um bom estado nutricional pode ajudar a mitigar a gravidade da doença. Uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios e com baixo consumo de ultraprocessados ajuda a manter o corpo menos suscetível a desfechos graves.

Nutrientes que fortalecem a imunidade

Vitamina C, D e zinco são essenciais para fortalecer o sistema imunológico. A Nutricionista Jussara Oliveira destaca que a vitamina C aumenta a produção de células de defesa, enquanto a vitamina D e o zinco agem na recuperação e redução de inflamações, respectivamente.

O que comer durante a infecção

Alimentos leves e de fácil digestão como frutas, verduras, legumes, carnes brancas e peixes são recomendados para minimizar os sintomas. Alimentos ricos em vitamina D e zinco, como ovos e castanhas, são também sugeridos para fortalecer o sistema imunológico e auxiliar no aumento da contagem de plaquetas, um dos comprometimentos da doença.

Durante a infecção por dengue, é crucial optar por alimentos que sejam fáceis de digerir e que ajudem a fortalecer o sistema imunológico e a aumentar a contagem de plaquetas. Aqui estão alguns exemplos desses alimentos e uma breve explicação de suas propriedades:

Alimentos leves e de fácil digestão

  1. Banana: rica em potássio e fácil de digerir, a banana pode ajudar a manter os níveis de energia enquanto é suave no estômago.
  2. Arroz branco: um carboidrato simples que é suave para o estômago e fornece energia de rápida liberação sem causar desconforto digestivo.
  3. Peito de frango cozido e peixes como o salmão e tilápia: fontes de proteínas magras que são de fácil digestão e ajudam na reparação e crescimento celular durante a recuperação.

Alimentos Ricos em Vitamina D e Zinco

  1. Ovos: excelente fonte de proteínas e vitamina D, essencial para o fortalecimento do sistema imunológico e manutenção da saúde das células do sangue.
  2. Castanhas como amêndoas e castanha-do-pará: Ricas em zinco e selênio, esses nutrientes são vitais para o fortalecimento imunológico e podem ajudar na recuperação da contagem de plaquetas.

Frutas e Verduras

  1. Mamão: Contém enzimas digestivas que ajudam a facilitar a digestão e é rico em vitaminas que suportam a recuperação imunológica.
  2. Abacate, para ácidos graxos monoinsaturados que são benéficos para a saúde cardiovascular e também ajudam a reduzir a inflamação no corpo. E com as fibras que ajudam a manter a integridade do trato gastrointestinal, o que é vital para a absorção eficiente de nutrientes.
  3. Espinafre: Rico em ferro e vitamina K, ajuda na formação de células do sangue e pode auxiliar na recuperação de plaquetas.
  4. Brócolis: Além de ser uma fonte de fibras e vitaminas, é rico em antioxidantes que podem ajudar a combater a inflamação no corpo.
  5. Gengibre por ser rico em gingerol e possuir propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajudando a aliviar náuseas e inflamações frequentemente associadas à dengue.
  6. Cúrcuma (açafrão-da-terra), conhecido pela curcumina, o principal componente ativo da cúrcuma, conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que podem ajudar a mitigar os sintomas inflamatórios associados à dengue.

Estes alimentos não apenas fornecem nutrientes essenciais para combater a infecção, mas também são gentis no trato digestivo, ajudando a minimizar os sintomas da dengue e promovendo uma recuperação mais rápida e eficaz.

Alimentos que devem ser evitados!

Durante a recuperação, é crucial evitar alimentos ultraprocessados e ricos em açúcares adicionados, conservantes, gorduras trans, que podem aumentar a inflamação e piorar os sintomas. Manter uma dieta balanceada é fundamental para não sobrecarregar um organismo já fragilizado. Evite alimentos como salgadinhos de pacote, refrigerantes, embutidos como salsichas e presuntos, doces e sobremesas como bolos, biscoitos ou até mesmo cereais açúcarados. Para uma recuperação mais agradável e eficaz é preciso evitar também fast foods, alimentos fritos e gordurosos, que são de difícil digestão e podem sobrecarregar o fígado e sistema digestivo.

A hidratação é crucial

Durante a infecção pela dengue, é vital manter-se adequadamente hidratado. A Nutricionista Jussara Oliveira recomenda não só água, mas também água de coco, sucos naturais, shots e infusões de ervas que suportam a hidratação e aliviam sintomas gastrointestinais. O consumo recomendado é de 60ml/kg de peso para adultos infectados, significativamente maior do que o usual que é de 35ml/kg.

Cuidados com o fígado

Em casos graves, a dengue pode afetar o fígado, levando a manifestações de hepatite. Alimentos que suportam a saúde hepática incluem folhas verdes escuras, ricas em vitamina K que auxilia na coagulação sanguínea, além de especiarias como a cúrcuma e o gengibre, que têm propriedades anti-inflamatórias e ajudam a regular a imunidade.

Shot Detox da Mexidona: um aliado na recuperação!

O Shot Detox da Mexidona, rico em ingredientes com propriedades desintoxicantes e nutritivas, é uma excelente escolha para quem está se recuperando da dengue. Ingredientes como matchá (Camellia sinensis), fibra de aveia, spirulina, gengibre, ora-pro-nóbis e chlorella oferecem suporte imunológico e hepático, ajudando no processo de cura.

Manter uma nutrição adequada e uma hidratação eficiente são chaves para enfrentar a dengue. Com as orientações da A Nutricionista Jussara Oliveira e os produtos adequados, é possível não apenas recuperar-se de forma eficaz, mas também fortalecer o corpo contra futuras infecções.

Conheça mais o trabalho da Nutri!

Nutricionista Jussara Oliveira

Nutricionista Hospitalar com Especialização em Nutrição Clínica, Esportiva, Materno Infantil e Fitoterapia

Siga no Instagram!

 

 


Para ficar por dentro das nossas novidades, dicas, conteúdos e promoções exclusivas, cadastre-se aqui!

Visited 34 times, 1 visit(s) today

Last modified: 29/04/2024